Ceará
Ceará
A Rede ICC Saúde, referência em oncologia há mais de 80 anos, agora faz parte da Aliança Nacional para Eliminação do Câncer de Colo de Útero, iniciativa liderada pelo Instituto Vencer o Câncer e pelo Grupo Mulheres do Brasil. O projeto busca mobilizar diversos setores da sociedade para ampliar a vacinação contra o HPV, facilitar o acesso ao diagnóstico precoce e fortalecer o tratamento desse câncer, que segue entre os mais incidentes entre as mulheres brasileiras.
A parceria do Instituto do Câncer do Ceará (ICC) com o Grupo Mulheres do Brasil se deu por meio de reuniões e workshops com a co-fundadora do grupo, Annette de Castro, e sua equipe técnica. Com o ingresso na Aliança, o ICC passa a contribuir diretamente para o avanço do projeto no estado, representado por Pedro Meneleu, CSO do ICC, no Comitê Executivo, e pelo médico epidemiologista Dr. Hermano Rocha, que integra o comitê técnico da iniciativa.
O projeto “Unidos pela Eliminação do Câncer de Colo de Útero no Brasil”, desenvolvido dentro da Aliança, foi contemplado pelo edital “Chamada Pública de Iniciativas de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde”, do programa Juntos pela Saúde, do BNDES, gerido pelo IDIS e apoiado pela Umane. A iniciativa busca financiar projetos no Norte e Nordeste do país, fortalecendo a Atenção Primária à Saúde Pública.
As primeiras ações de campo começaram no Ceará, com um projeto piloto nos municípios de Paracuru e São Gonçalo do Amarante. Em Paracuru, a primeira força-tarefa de cobertura vacinal já resultou em um aumento de 30% na adesão à vacina contra o HPV, após 15 dias de mobilização envolvendo secretarias municipais, empresas e escolas.
A iniciativa atua em quatro frentes principais: informação e conscientização sobre o câncer de colo de útero, ampliação da cobertura vacinal, facilitação do acesso a exames de rastreamento e desenvolvimento de soluções tecnológicas para acelerar os resultados e tornar as ações mais assertivas. Com os primeiros avanços, a meta é expandir o projeto para todo o estado do Ceará, contribuindo para a erradicação do câncer de colo de útero e promovendo mais saúde e qualidade de vida para as mulheres brasileiras.