Poder
Poder
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (3) que os novos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), não terão dificuldades na relação com o Executivo. O encontro, realizado no Palácio do Planalto, aconteceu dois dias após a eleição das novas Mesas Diretoras do Congresso Nacional.
Lula garantiu que manterá o diálogo com os parlamentares e que apenas projetos de interesse público serão encaminhados ao Legislativo. “Jamais eu mandarei um projeto sem antes ouvir a liderança dos partidos políticos, que são os que vão brigar, lá dentro, para aprovar esses projetos”, declarou.
O presidente destacou que as divergências partidárias e ideológicas “ficam secundarizadas” e reforçou a importância da harmonia entre os poderes. “A normalidade de um país é a convivência tranquila e pacífica entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, cada um sabendo a tarefa que tem”, disse.
Projetos prioritários
Após a reunião, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, anunciou que o governo apresentará aos parlamentares, na próxima semana, os projetos prioritários para os próximos dois anos. Entre as propostas estão:
• Estímulo ao micro e pequeno empreendedor
• Isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil
• Novo Plano Nacional de Educação
• Medidas de enfrentamento às mudanças climáticas
• Propostas de combate a crimes digitais
Hugo Motta e Davi Alcolumbre reforçam compromisso com a estabilidade política
O senador Davi Alcolumbre, eleito com 73 votos dos 81 senadores, afirmou que pretende conduzir um Poder Legislativo forte, equilibrado e comprometido com a sociedade. Para ele, o encontro com Lula demonstra maturidade institucional. “Não temos tempo para criar crises, temos que entregar resultados para a população”, afirmou.
Já o deputado Hugo Motta, eleito com 444 votos, destacou a necessidade de manter a harmonia entre os poderes. “Que possamos tratar as pautas enviadas pelo Executivo e as propostas do Legislativo sempre buscando uma agenda produtiva e positiva para o país”, disse.
Retorno dos trabalhos legislativos
A partir desta segunda-feira (3), os parlamentares iniciam os trabalhos na Câmara e no Senado. A primeira sessão do Congresso Nacional está marcada para 16h, com a definição dos presidentes e vices das comissões temáticas permanentes.