Pesquisar

+ Notícias

+ Notícias

Netanyahu se reúne com Trump para discutir conflito em Gaza e tensão com o Irã

Líder israelense é o primeiro chefe de Estado recebido pelo presidente dos EUA desde sua posse.
O cessar-fogo na Faixa de Gaza deve ser um dos pontos mais abordados do encontro entre Netanyahu e Trump. (Foto: Kevin Mohatt)

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, já está nos Estados Unidos para uma reunião com o presidente Donald Trump nesta terça-feira (4). O encontro deve abordar a situação na Faixa de Gaza, a libertação de reféns detidos pelo Hamas e o confronto com o Irã e seus aliados regionais.

Netanyahu é o primeiro líder estrangeiro recebido na Casa Branca desde que Trump assumiu a presidência em 20 de janeiro. O republicano reivindicou o crédito pelo acordo de cessar-fogo em Gaza, firmado na véspera de sua posse, que resultou na libertação de 18 reféns israelenses e centenas de prisioneiros palestinos.

Negociações para segunda fase da trégua

As negociações para a segunda fase do cessar-fogo devem começar hoje em Washington, com a participação do enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff. O acordo prevê a libertação de mais reféns e a retirada das tropas israelenses do enclave palestino, condição imposta pelo Hamas para prosseguir com a trégua.

Irã acusa Trump de promover “limpeza étnica” em Gaza

O Irã, aliado do Hamas e opositor de Israel, criticou a proposta do presidente dos EUA de transferir palestinos da Faixa de Gaza para Egito e Jordânia. O porta-voz da diplomacia iraniana, Emsaïl Baghaï, afirmou que a medida equivaleria a uma “limpeza étnica” e que a comunidade internacional deveria garantir o direito à autodeterminação do povo palestino.

Desde que assumiu a presidência, Trump autorizou a entrega a Israel de bombas de 900 quilos, anteriormente suspensa por Joe Biden, e revogou sanções contra colonos israelenses acusados de violência contra palestinos.

Mais notícias

plugins premium WordPress