Entreterimento
Entreterimento
Na sexta-feira (17), a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) promove o Baile da Conceição, uma celebração em homenagem à vida e obra da icônica escritora Conceição Evaristo e de outras importantes autoras negras. O evento, que começa às 17h30, contará com apresentações musicais, performances poéticas e a Feira Negra, exaltando a força e a ancestralidade das mulheres negras. Com classificação indicativa livre, a atividade será realizada na calçada da Bece e contará com intérprete de Libras.
Uma celebração à resistência e ancestralidade
O Baile da Conceição é uma iniciativa afrocentrada que busca fortalecer as vozes da periferia e promover histórias de resistência. Além de Conceição Evaristo, destacam-se homenagens às obras de autoras como Carolina Maria de Jesus e Geni Guimarães.
O evento inicia com a apresentação da DJ Lolost, trazendo um set que mistura ritmos inspirados nas vivências urbanas de Fortaleza. A programação segue com Dona Iolanda, referência dos saraus da cidade, e Flamel, idealizador da Batalha do Half, compondo o primeiro bloco do Sarau Poesia Falada.
Dança, poesia e samba para encerrar a noite
Às 19h, o Reggae do Passinho, movimento nascido em Fortaleza em 2012, traz a energia do ritmo jamaicano à calçada da Bece. Na sequência, artistas como Edson Júnior, Rafaely Santos e Ana Marlene protagonizam mais uma sessão do sarau, apresentando performances que dialogam com a diversidade e a força das histórias afro-brasileiras.
O encerramento ficará por conta do grupo de samba +Melanina, às 20h10, com músicas que celebram a riqueza cultural e destacam histórias conectadas ao legado de Conceição Evaristo.
Serviço
Baile da Conceição
•Data: 17 de janeiro
•Horário: 17h30
•Local: Calçada da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece)
•Entrada: Gratuita
•Classificação: Livre