Entreterimento
Entreterimento
O Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza, será palco de um fim de semana repleto de atividades culturais gratuitas, promovendo música, dança e reflexões sobre cultura e identidade. O espaço contará com eventos de sexta-feira (17) a domingo (19), todos com acessibilidade em Libras e entrada por ordem de chegada.
A Noite Mais Triste do Mundo – Tristeza Trans
Na sexta-feira (17), das 18h às 22h, a festa “A Noite Mais Triste do Mundo” apresenta a edição especial Tristeza Trans, em homenagem ao mês da visibilidade trans. A programação inclui a discotecagem de Monstrava, Fuga e Viúva Negra, além de shows de Makem e Moon Kenzo. Desde 2019, o evento busca promover experiências emocionais profundas por meio da música e da celebração da diversidade.
Disputa Nervosa Nacional – Etapa Fortaleza
No sábado (18), a partir das 17h, a Estação das Artes recebe a etapa local da Disputa Nervosa, uma competição nacional de funk que elege o melhor dançarino do país. A programação começa com um aulão de Passinho de BH, seguido por um aquecimento com o coletivo Baile de Favela.
Às 18h30 têm início as disputas, em formato de batalhas eliminatórias, com dançarinos se apresentando em rodadas de 40 segundos. O vencedor da etapa levará R$ 800, troféu e passagem para a final em Belo Horizonte, onde o campeão nacional ganhará R$ 15 mil. A noite encerra com um grande bailão às 20h30.
Encontro de Cultura Alimentar – Homenagem ao Pessoal do Ceará
No domingo (19), a cantora Mel Mattos presta homenagem aos grandes nomes da música cearense no show “Pessoal do Ceará”, das 13h às 14h30. No repertório, músicas de artistas como Belchior, Ednardo, Fagner e Amelinha, além de canções autorais.
A programação do dia inclui ainda a performance “Cultivarei um Lugar” de Sy Gomes, de 11h30 às 12h, explorando a resiliência da comunidade trans e travesti.
Outras atrações do I Encontro de Cultura Alimentar do Mercado AlimentaCE incluem:
•Feira de Empórios e Agroecológica (10h às 15h);
•Visita mediada às hortas do complexo (10h30 às 12h);
•Roda de conversa sobre a Cajuína como patrimônio imaterial (10h30 às 11h30);
•Mercado Miudinho com atividades infantis.
Serviço
Local: Complexo Cultural Estação das Artes (R. Dr. João Moreira, Centro, Fortaleza).
Data: 17 a 19 de janeiro de 2025.
Entrada: Gratuita, por ordem de chegada.
Programação acessível em Libras.