+ Notícias
+ Notícias
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, nesta terça-feira (14), a antecipação do calendário do Concurso Nacional Unificado (CNU). O resultado final, que estava previsto para uma semana depois, será divulgado no dia 4 de fevereiro. Nesta data, também será aberto o período para que os aprovados confirmem a participação nos cursos de formação para os blocos 1 a 7. Os candidatos do bloco 8, que exige apenas nível médio, não precisarão realizar curso de formação.
Convocações e confirmação de interesse
A ministra Esther Dweck, em coletiva de imprensa, destacou que os candidatos convocados terão dois dias (4 e 5 de fevereiro) para confirmar o interesse em participar da primeira etapa do curso de formação, diretamente pela Área do Candidato.
Serão realizadas até três convocações para cada cargo, conforme a previsão do edital, com os prazos seguintes marcados para 11 e 18 de fevereiro. A cada convocação, será necessário confirmar a participação em até dois dias.
A ministra também alertou que ao aceitar a participação no curso de formação de um cargo específico, o candidato será automaticamente eliminado das opções abaixo na lista de preferência apresentada durante a inscrição.
Procedimentos durante o curso de formação
Durante o curso de formação, os candidatos receberão 50% do salário-base referente ao cargo para o qual foram aprovados. O objetivo é garantir condições financeiras para a permanência dos participantes nessa etapa eliminatória e classificatória.
“Ao acessar a área do candidato, quem for chamado verá uma mensagem indicando a convocação para o curso de formação. A confirmação de interesse é feita diretamente nessa área e, ao aceitar, o candidato estará vinculado ao cargo e eliminado das opções abaixo da preferência escolhida inicialmente”, explicou a ministra.
Destaques do calendário do CNU
•4 de fevereiro: Divulgação do resultado final e abertura da confirmação para o curso de formação (blocos 1 a 7).
•4 a 5 de fevereiro: Prazo para a primeira confirmação.
•11 de fevereiro: Segunda convocação para o curso de formação (caso necessário).
•18 de fevereiro: Terceira convocação para o curso de formação (caso necessário).