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Vendas no comércio brasileiro recuam 0,4% em novembro, mas acumulam alta no ano

Setor de móveis e eletrodomésticos puxa queda, enquanto comércio varejista mantém crescimento acumulado em 2024.
No acumulado de 2024, o comércio varejista tem alta de 5% em relação ao mesmo período de 2023. (Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom)

As vendas no comércio varejista brasileiro recuaram 0,4% na passagem de outubro para novembro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar do resultado negativo, o desempenho é considerado dentro do patamar de estabilidade e reflete um ajuste após o setor atingir o ponto mais alto da série histórica em outubro, quando cresceu 0,4% em relação a setembro.

No acumulado do ano, o comércio varejista soma alta de 5% em relação ao mesmo período de 2023. Em 12 meses, o avanço é de 4,6%, marcando o 26º mês consecutivo de crescimento nessa base de comparação. Frente a novembro de 2023, o setor registrou um aumento de 4,7%.

Impactos por segmento

Entre os setores pesquisados, móveis e eletrodomésticos apresentaram o maior impacto negativo, com queda de 2,8% em novembro. Segundo o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, o desempenho foi influenciado pela antecipação de promoções em outubro, relacionadas à Black Friday, quando o segmento registrou alta de 7,8%.

Outros setores que contribuíram para a retração incluem:

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-2,2%);

Livros, jornais, revistas e papelaria (-1,5%);

Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,0%);

Hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,1%).

No caso dos supermercados, que representam mais da metade do varejo nacional (53,2%), o leve recuo reflete uma acomodação após meses de crescimento, além do impacto da inflação dos alimentos.

Por outro lado, três segmentos apresentaram alta em novembro:

Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,5%);

Combustíveis e lubrificantes (1,5%);

Tecidos, vestuário e calçados (1,4%).

Varejo ampliado

No varejo ampliado, que inclui veículos, motos, peças, materiais de construção e atacado especializado, as vendas caíram 1,8% na passagem de outubro para novembro. No acumulado do ano, o crescimento é de 4,4%, enquanto em 12 meses a alta é de 4%.

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