Pesquisar

Ceará

Ceará

Descarga elétrica mata 18 cabeças de gado em Lavras da Mangabeira durante chuvas intensas

Cariri lidera incidência de raios no Ceará, com previsão de tempestades acompanhadas por descargas elétricas.
As descargas atmosféricas representam riscos não apenas para pessoas e animais, mas também para a infraestrutura das propriedades rurais.

Na madrugada desta terça-feira (7), uma forte descarga elétrica provocada por raios atingiu 18 cabeças de gado em uma fazenda localizada em Lavras da Mangabeira, Região do Cariri, Ceará. Os animais, que estavam abrigados próximo a árvores, não resistiram. O prejuízo estimado pela morte dos bovinos é de R$ 70 mil.

A tragédia ocorreu durante uma tempestade que acumulou 53 mm de chuva na cidade, conforme registros da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A Região do Cariri apresentou os dez maiores índices pluviométricos do Estado no período.

O Cariri liderou a incidência de raios no Ceará em 2024, com 36.478 descargas atmosféricas, segundo dados da Enel Ceará. As cidades de Aurora e Milagres destacaram-se, com 1.104 e 927 raios, respectivamente.

A tempestade que atingiu Lavras da Mangabeira já havia sido prevista pela Funceme, que alertou para chuvas acompanhadas de descargas elétricas. Durante o incidente, um funcionário da fazenda relatou ter ouvido um forte estrondo e, posteriormente, encontrou os animais já sem vida.

Mais notícias

plugins premium WordPress