Ceará
Ceará
Jovens e adolescentes das comunidades rurais de Alcântaras e região do Sertão de Sobral estão tendo a oportunidade de se capacitar na área do audiovisual por meio do projeto TV de Rua. A sexta turma iniciou suas atividades em 14 de dezembro e conta com 20 alunos, com idades a partir de 14 anos.
As aulas ocorrem aos sábados, nos turnos da manhã e tarde, e oferecem uma abordagem teórica e prática sobre os principais aspectos do setor audiovisual. Os participantes aprendem sobre roteiro, fotografia, captação de som, montagem, LIBRAS, produção, direção, assessoria de comunicação, orçamento e trilha sonora. Com essa formação, os alunos estarão aptos a atuar na produção de documentários, ficções e publicidade.
Segundo Naiana Souza, coordenadora do projeto, a iniciativa busca impulsionar o desenvolvimento cultural, educacional e econômico da juventude local. “Esse projeto tem como missão proporcionar oportunidades em uma região que carece de formação na área audiovisual”, destacou.
Três pilares formativos
A metodologia do projeto é baseada em três pilares:
•Criativo – Incentiva a expressão artística e a inovação.
•Profissional – Desenvolve habilidades técnicas valorizadas no mercado de trabalho.
•Social – Promove integração, criando redes de apoio e afastando os jovens de atividades degradantes.
Histórico do projeto
Criado em 2017 pelo Instituto Tapuia de Cidadania, Cultura, Meio Ambiente e Turismo, o projeto TV de Rua já beneficiou 125 jovens e adolescentes de Meruoca e localidades vizinhas, como Santo Elias e Anil. Com foco na inclusão social e no incentivo ao mercado cultural, o programa segue expandindo seu impacto na formação de futuros profissionais do audiovisual.