Poder
Poder
Em seu primeiro momento como prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT) discursou no seu ato de posse, realizado na noite desta quarta-feira (1º), em solenidade realizada na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). Em seu discurso, o novo chefe do Executivo municipal reconheceu os desafios de administrar uma metrópole como Fortaleza, mas reafirmou seu compromisso em priorizar a redução das desigualdades sociais e o fortalecimento de políticas públicas inclusivas.
Evandro reservou um momento especial em seu discurso para expressar gratidão às lideranças políticas que contribuíram para sua trajetória e que servem de inspiração para sua gestão. Ele mencionou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o governador do Ceará, Elmano de Freitas, reconhecendo o apoio e as contribuições de cada um na construção de um modelo de governança voltado para a justiça social.
Confira o discurso do, agora empossado, prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão:
Minhas irmãs e meus irmãos fortalezenses, é com o mais profundo respeito por esta casa, legítima e histórica representante da população de Fortaleza, que eu e nossa vice-prefeita, Gabriella Aguiar, nos dirigimos aos senhores e às senhoras neste momento em que nos sentimos abraçados pela honrosa missão de dirigir a nossa amada cidade pelos próximos quatro anos. De transformar nossa Fortaleza em uma só, sem o muro da desigualdade que maltrata tantas famílias. Temos a convicção de que esta é a missão de nossas vidas.
Estamos cientes e extremamente motivados pela confiança depositada em nosso comprometimento e capacidade de enfrentar e superar os muitos desafios de uma metrópole de dois milhões e meio de habitantes. Fortaleza, mesmo em meio às dificuldades, não perde a esperança de dias melhores. Desde o primeiro momento em que pisamos nas ruas para compartilhar propostas, projetos e ideias, sentimos o acolhimento e o desejo de mudança, de transformar a vida de cada um e cada uma nesta cidade. Somos prova desse sentimento, que cresceu dia após dia, conversa após conversa, e agora dá seus primeiros passos efetivos.
A partir desta tribuna, com o coração repleto de gratidão e responsabilidade, iniciamos a mudança que Fortaleza tanto deseja e merece. Este anseio genuíno de nossos irmãos e irmãs passa, sem sombra de dúvidas, por este plenário, pelas comissões, gabinetes e corredores desta casa. Saibam, senhores vereadores e senhoras vereadoras, que terão em mim um prefeito de portas abertas para o diálogo — honesto, transparente, propositivo e que coloca a vida dos fortalezenses em primeiro lugar. Minhas portas estarão abertas a todos, independentemente de filiação partidária ou campo político.
Tenho pautado minha vida pública pelo respeito e pela escuta a todas e todos, pensando sempre no bem comum. Assim foi como secretário de Estado, como deputado estadual e como presidente da Assembleia Legislativa, e não será diferente agora, como prefeito de Fortaleza, representante de todos os fortalezenses. Foi dessa forma que compus o secretariado que toma posse daqui a instantes.
Sei que as senhoras e os senhores aqui presentes compreendem a responsabilidade que possuem diante de nossa população. Divergências são naturais e sempre existirão na arena política. Esta Casa, porém, é um espaço privilegiado para a consolidação da democracia e o amadurecimento de debates que respeitem as diferenças e reflitam os anseios de todos os setores da sociedade, sempre priorizando os desassistidos e buscando incessantemente a redução das desigualdades sociais por meio do fortalecimento de políticas públicas em todas as áreas.
Rogo a Deus que ilumine as senhoras e os senhores em cada decisão tomada neste plenário. E anuncio, desde já, o meu primeiro ato administrativo à frente da prefeitura: a entrega, ainda nesta quinta-feira (2), da mensagem que extingue a cobrança da Taxa do Lixo em Fortaleza. Cumpro, assim, o compromisso assumido com os fortalezenses ainda durante o período eleitoral. Solicito também, na mesma mensagem, a convocação extraordinária de uma sessão legislativa para apreciação da medida com a maior urgência que a legislação e o regimento desta casa permitam.
Aproveito a oportunidade para, por dever de justiça, agradecer o apoio de primeira hora e reforçar a parceria que já temos em marcha com companheiros que me inspiram na luta contra as injustiças deste país. Em primeiro lugar, agradeço ao nosso presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o maior presidente da história do Brasil, e ao nosso amigo Camilo Santana, ex-governador e atual ministro da Educação, cuja retidão e obstinação me encorajam diariamente.
Rendo ainda meus agradecimentos à bancada cearense no Congresso Federal, aos colegas da Assembleia Legislativa e, de forma especial, ao meu amigo governador Elmano de Freitas, companheiro de plenário e de vida, por quem nutro admiração ímpar pela honestidade, caráter e compromisso com nosso povo.
Senhoras e senhores, é chegada a hora de devolver a esperança ao povo de Fortaleza. Contamos com a confiança depositada em nossos ombros, um secretariado qualificado, companheiros e companheiras de luta, e o comprometimento de todos que integram esta augusta casa. Os desafios que se apresentam são enormes, mas o que seria da vida sem desafios?
O nosso começa agora. O meu, o da Gabriella, do nosso secretariado e de todos os senhores e senhoras. Nossa Fortaleza merece, nosso povo merece. Não podemos e não iremos decepcioná-los.
Muito obrigado.