Poder
Poder
A ex-secretária de Proteção Social do Governo do Ceará, Onélia Santana, tomou posse como nova conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE) em cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira (19). Ela ocupará a vaga deixada pelo conselheiro Alexandre Figueiredo, reforçando seu compromisso com a fiscalização da aplicação de recursos públicos estaduais e municipais.
“É com muita honra e responsabilidade que hoje assumo uma das mais desafiadoras missões de minha trajetória profissional. Chego a este Tribunal imbuída com a missão de contribuir com meu estado de uma nova forma, atuando na fiscalização e prevenção quanto à aplicação dos recursos públicos no âmbito estadual e municipal”, destacou Onélia durante seu discurso de posse.
A solenidade contou com a presença do governador Elmano de Freitas (PT) e do prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT). Onélia Santana afirmou encarar o cargo como “uma das mais altas e desafiadoras funções da administração pública” e garantiu que exercerá o mandato com “imparcialidade, ética e transparência”.
O nome de Onélia foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) no último dia 12, com posterior votação no Plenário da Casa no dia 13. Ela recebeu apoio de 36 parlamentares, enquanto cinco votaram contra.
Onélia Santana é graduada em Letras-Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri e possui formação em psicopedagogia clínica e institucional. Também é doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC-SP e possui MBA em Gestão Pública pela PUC-MG.
Formada em Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância pela Universidade de Harvard e em Políticas Públicas para o Desenvolvimento da Primeira Infância pelo Insper-SP, Onélia tem ampla experiência em políticas públicas voltadas para infância e assistência social.
Ao longo de sua trajetória, foi secretária municipal de Assistência Social em Juazeiro do Norte e presidente do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Ceará. Durante o governo de Camilo Santana (PT), liderou o Programa Mais Infância Ceará e, em 2022, assumiu a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.
O cargo de conselheira do TCE é vitalício, com remuneração bruta de R$ 39.717,69, além de benefícios.