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Natal 2024 deve movimentar R$ 503 milhões no comércio varejista de Fortaleza

Pesquisa da Fecomércio-CE aponta crescimento de 12,3% nas vendas em relação ao ano anterior.
50,6% dos consumidores afirmaram que pretendem comprar presentes, sendo que 60,5% planejam adquirir ao menos três itens. (Foto: Prefeitura de Fortaleza)

A Fecomércio-CE, por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), divulgou uma pesquisa que aponta um faturamento de R$ 503 milhões no comércio varejista de Fortaleza durante o Natal de 2024, representando um crescimento de 12,3% em relação ao mesmo período do ano passado. A movimentação será impulsionada por segmentos como vestuário, brinquedos, calçados, supermercados e perfumaria.

O levantamento revelou que 50,6% dos consumidores planejam comprar presentes neste Natal, sendo que 60,5% pretendem adquirir ao menos três itens. Os artigos mais desejados incluem vestuário e acessórios (69,2%), brinquedos (35,6%), sapatos, cintos e bolsas (22,1%), cosméticos e itens de perfumaria (18,7%) e chocolates e bombons (9,5%).

Além das compras, 73,4% dos entrevistados afirmaram que pretendem celebrar a data, com a grande maioria (90,8%) optando por comemorações em casa, reforçando a valorização do ambiente familiar. Essa tendência também abre oportunidades para setores como decoração, alimentos e bebidas.

O gasto médio estimado por presente é de R$ 210, com preferência por pagamentos à vista (52,5%), utilizando cartão de débito, PIX ou dinheiro, e cartão de crédito (43,3%), mostrando a disposição dos consumidores em parcelar ou aproveitar benefícios como cashback e milhas.

Quanto aos locais de compra, os shoppings aparecem como os mais citados (45,5%), seguidos pelo Centro (23,8%), lojas de bairros e galerias (22,9%), supermercados (20,0%) e comércio informal (16,0%). Já o e-commerce será utilizado por 11,2% dos consumidores, principalmente para a aquisição de roupas, brinquedos e calçados.

O estudo também destacou que 45,9% dos consumidores não têm data definida para as compras, mas os finais de semana devem ser movimentados, especialmente aos sábados (27,0%), sextas-feiras (12,9%) e domingos (10,0%). Diante disso, o comércio varejista terá a oportunidade de aumentar as vendas com promoções atraentes e estratégias alinhadas às expectativas dos consumidores.

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