Pesquisar

Poder

Poder

Mercosul e União Europeia firmam acordo de livre comércio

Após 25 anos de negociações, pactos tarifários entre os blocos são finalizados na 65ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul.
O anúncio foi feito em Montevidéu, no Uruguai. (Foto: Ricardo Stuckert)

Os chefes de Estado dos países membros do Mercosul e a presidente da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen, anunciaram nesta sexta-feira (6), em coletiva de imprensa realizada em Montevidéu, no Uruguai, a conclusão do acordo de livre comércio entre os blocos. O pacto prevê a redução de tarifas de exportação e beneficia mercados que somam mais de 750 milhões de pessoas.

O anúncio ocorreu durante a 65ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e contou com a presença do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, do argentino Javier Milei, do uruguaio Luis Alberto Lacalle Pou e do paraguaio Santiago Peña. Todos destacaram a relevância do acordo para o fortalecimento econômico e político entre as regiões.

A presidente da UE, Ursula von der Leyen, afirmou que o pacto representa um marco histórico. “Agora estou ansiosa para discutir isso com os países da UE. Este acordo funcionará para pessoas e empresas. Mais empregos. Mais escolhas. Prosperidade compartilhada”, declarou.

O acordo, que vinha sendo negociado há 25 anos, visa a redução tarifária para produtos exportados e importados entre os blocos; ampliação de oportunidades comerciais para empresas e trabalhadores; impulso à criação de empregos e desenvolvimento econômico e estímulo à integração entre as nações dos blocos.

O pacto deve entrar em vigor após sua ratificação pelos países membros de ambos os blocos e é considerado um passo fundamental para fortalecer as relações comerciais globais e ampliar as trocas econômicas entre Europa e América do Sul.

Mais notícias

plugins premium WordPress