Ceará
Ceará
O município de Quixeramobim será palco de um grande investimento logístico com a construção de um complexo multimodal, incluindo uma Estação Aduaneira do Interior (EADI), também conhecida como “porto seco”. O projeto, liderado pela Value Global Group, prevê um aporte de R$ 500 milhões, a geração de 300 empregos diretos e mais de mil indiretos. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (27), após reunião entre o governador Elmano de Freitas e o CEO da empresa, Ricardo Azevedo.
O empreendimento faz parte de um esforço do Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), para transformar Quixeramobim em um hub logístico estratégico. A cidade foi escolhida por sua localização central e pela integração com a ferrovia Transnordestina e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, elementos considerados decisivos para a viabilidade do projeto.
O novo complexo contará com uma infraestrutura robusta, incluindo posto de combustível multisserviço, geração de energia renovável, estruturas para carga e descarga ferroviária, pátio de minérios, armazenagem de grãos e um condomínio logístico para empresas parceiras. A proposta visa atender tanto às demandas locais quanto à movimentação de cargas destinadas ao mercado internacional.
“O espaço vai contribuir para ampliar a movimentação de cargas do Ceará para outros países. Será um importante incremento na infraestrutura logística do estado, somando-se à ferrovia Transnordestina e ao Complexo do Pecém”, destacou o governador Elmano de Freitas.
A expectativa é de que o complexo movimente anualmente cerca de R$ 300 milhões após sua conclusão, reforçando o papel do Ceará como um polo logístico no Nordeste. O projeto é parte de uma estratégia maior de interiorização da economia e atração de novas empresas para a região.
“O Ceará ganha com mais eficiência e negócios, enquanto a Transnordestina e o Porto do Pecém encontram nesse projeto um facilitador logístico estratégico”, afirmou Ricardo Azevedo. Marcelo Santos, da SDE, destacou que as metas de atração de negócios têm sido alcançadas com sucesso: “Estamos criando um ambiente propício para novos empreendimentos que impulsionam a economia cearense e a conectividade do estado com o mercado internacional”.