Ceará
Ceará
Fortaleza, referência nacional em mobilidade ativa e sustentável, superou a marca de 480 km de malha cicloviária neste mês. A mais recente sinalização está sendo implantada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) na Avenida Borges de Melo, importante corredor viário da capital cearense.
O novo projeto inclui 2,8 km de ciclovias e ciclofaixas, abrangendo o trecho entre a Rua Damasceno Girão e a Rua Capitão Vasconcelos. A infraestrutura contempla ciclovias e ciclofaixas unidirecionais nos dois lados do canteiro central e trechos bidirecionais, adaptados à configuração da avenida.
Outras vias próximas também estão sendo adaptadas para garantir maior conectividade. A Rua Major Weyne recebe 0,8 km de ciclofaixa bidirecional entre a Av. João Pessoa e a Rua Damasceno Girão, enquanto a Rua Capitão Vasconcelos contará com 0,4 km de ciclofaixa unidirecional. Já a Avenida Aguanambi terá 1 km de ciclovia ligando a Av. Borges de Melo à rotatória, conectando a ciclovia existente da Av. Aguanambi à ciclofaixa da Av. Eduardo Girão.
Com as novas infraestruturas, Fortaleza alcançará 484,1 km de malha cicloviária, aproximando-se da meta de 500 km até o final do ano. A coordenadora de Gestão Cicloviária da AMC, Priscila Diniz, destaca o impacto positivo das novas instalações: “O constante avanço das infraestruturas cicloviárias permite atender às demandas de quem pedala em diversas regiões da cidade, além de incentivar a adesão ao modal ativo como alternativa sustentável de transporte.”
Hoje, 62% da população de Fortaleza reside a menos de 300 metros de uma infraestrutura cicloviária, que já conecta 1505 pontos em todas as regionais da cidade, integrando o modal sustentável ao cotidiano dos moradores. Com isso, a capital cearense reafirma seu compromisso com a mobilidade sustentável e a melhoria da qualidade de vida urbana.