Pesquisar

Ceará

Ceará

Polícia Militar resgata 46 pássaros silvestres em Várzea Alegre

Ação ocorreu após denúncia e resultou na apreensão de aves mantidas ilegalmente em cativeiro.
Dois suspeitos foram presos e conduzidos para a Delegacia Regional de Iguatu. (Foto: SSPDS)

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), resgatou 46 pássaros silvestres na manhã dessa quinta-feira (21) em um sítio na zona rural de Várzea Alegre, na Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21). A operação foi realizada após denúncia de criação ilegal de animais silvestres.

Ao chegar ao local, a equipe policial encontrou as aves mantidas em cativeiro na varanda de duas residências. No primeiro imóvel, pertencente a um homem de 62 anos, foram apreendidos 36 pássaros presos em gaiolas. Já na segunda residência, de um homem de 47 anos, foram localizados 10 pássaros silvestres.

Entre as aves resgatadas estavam espécies como galos de campina, papa capim, sabiás, azulões, e sanhaçu, todas mantidas sem autorização.

Os dois suspeitos foram conduzidos à Delegacia Regional de Iguatu, onde foi lavrado um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) por criação ilegal de animais silvestres.

Após o resgate, os pássaros foram encaminhados à ONG BiodiverSe, localizada no município do Crato (AIS 19), para triagem e cuidados veterinários. Posteriormente, as aves serão reintegradas ao seu habitat natural.

A população pode colaborar com denúncias sobre crimes ambientais por meio do Disque-Denúncia 181 ou pelo WhatsApp (85) 3101-0181, enviando mensagens, áudios, vídeos ou fotos. Denúncias também podem ser feitas no site https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br ou pelo telefone (88) 3581-0307, da Delegacia Regional de Iguatu. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Mais notícias

plugins premium WordPress