Turismo
Turismo
Na manhã desta quinta-feira (21), o Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza Antônio Carlos Belchior recebeu o primeiro cruzeiro da temporada 2024/2025 no Ceará. A embarcação, proveniente do Porto de Basseterre, no Caribe, trouxe cerca de 2,3 mil turistas, a maioria estrangeiros.
A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE) organizou uma recepção especial para os viajantes, que incluía a oportunidade de conhecer atrações icônicas da capital, como a Beira-Mar e o Centro de Turismo. Yrwana Albuquerque, titular da Setur, esteve no local e destacou o impacto do turismo marítimo: “A projeção é de que, até o fim da programação, mais de 20 mil pessoas venham a bordo. Estamos atuando na promoção do Ceará para que eles sejam bem acolhidos e voltem em outra oportunidade”.
Até abril de 2025, estão programadas mais nove escalas de cruzeiros no Ceará, consolidando o estado como um destino estratégico no turismo marítimo. Segundo dados da Setur, cada cruzeirista gasta, em média, R$ 600 durante sua passagem pelo estado, o que representa uma contribuição significativa para a economia local, especialmente nos setores de serviços e produtos regionais.