Turismo
Turismo
O Ceará consolidou sua liderança na movimentação de passageiros em voos internacionais entre os estados das regiões Norte e Nordeste. Dados divulgados nesta terça-feira (19) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que, em outubro, o estado registrou 41.662 passageiros, superando Recife (34.764) e Salvador (34.130) pelo sétimo mês consecutivo.
O volume representa um crescimento de 38% em comparação ao mesmo período de 2022 e de 6% em relação a outubro de 2019, pré-pandemia, indicando uma recuperação acelerada e um cenário promissor para 2024. No ranking nacional, o Ceará ocupa atualmente a sétima posição em movimentação internacional de passageiros.
Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo do Ceará, comemorou os resultados, destacando a estratégia de promoção turística do estado. “O Ceará possui belezas incontáveis, e temos buscado mostrar isso ao mundo por meio de ações estratégicas, que vêm apresentando resultados positivos. Nossa política é uma das mais bem-sucedidas do país, com presença marcante em feiras internacionais e roadshows”, afirmou.
De janeiro a outubro deste ano, o Ceará também liderou o acumulado de movimentação internacional na região, com 346.526 passageiros, seguido por Salvador (335.011) e Recife (293.058).
Outro destaque foi a taxa de ocupação das aeronaves em voos internacionais, que alcançou 87% em outubro, um aumento expressivo em relação aos 79% registrados em setembro. Atualmente, o estado conta com voos para Lisboa (TAP), Miami (Latam), Orlando e Buenos Aires (GOL), além de cinco frequências semanais para Paris, operadas pela Air France.