Ceará
Ceará
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) figura, mais uma vez, entre as melhores universidades da América Latina e do Caribe, segundo o ranking 2024 da Times Higher Education (THE). Avaliando 214 instituições de 16 países, a Uece alcançou posição de destaque como a melhor universidade estadual das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, ao lado da Universidade Estadual Santa Cruz (BA), e entre as 12 melhores estaduais do Brasil.
A Uece lidera indicadores relevantes entre as estaduais do Norte e Nordeste, como: Ambiente de pesquisa: Mensuração da produtividade, reputação e recursos recebidos para pesquisa e Ensino: Análise do ambiente de aprendizagem, incluindo a reputação de ensino e o número de professores doutores.
Além disso, a universidade é reconhecida no indicador Indústria, que considera a renda gerada por pesquisas aplicadas e patentes. Entre 2021 e 2024, a Uece registrou quatro patentes científicas. A instituição também se destaca em Qualidade da pesquisa e Internacionalização.
Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, o reconhecimento é reflexo do compromisso da universidade com o ensino, a pesquisa e a inovação: “A Uece tem se consolidado como uma grande instituição e um importante patrimônio do nosso povo. Este resultado corrobora essa relevância, evidenciando o impacto positivo no desenvolvimento social do estado e na vida das pessoas. Estamos em festa!”
O Latin America University Rankings utiliza 13 indicadores de desempenho, adaptados para refletir as características das instituições da região, baseados nas principais missões das universidades: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional. Apenas universidades com pelo menos 200 publicações indexadas pelo Scopus, maior banco de dados de resumos e citações científicas, são avaliadas.