Ceará
Ceará
A Prefeitura de Fortaleza foi premiada pelo Ministério das Cidades com o Prêmio Bicicleta Brasil, reconhecendo o programa Pedala Mais e o sistema de bicicletas compartilhadas Bicicletar como exemplos de mobilidade sustentável. O Pedala Mais conquistou o 1º lugar na categoria “Projetos, Planos, Programas e Urbanização”, enquanto o Bicicletar alcançou o 2º lugar. O resultado foi publicado no Diário Oficial da União na última sexta-feira (8).
O Pedala Mais faz parte da política cicloviária de Fortaleza, integrando inovação e infraestrutura para transformar a cidade na mais ciclável da América Latina, sob a orientação da Política Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável. O programa promove a expansão da malha cicloviária, que atualmente conta com 480 km de ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e passeios compartilhados, proporcionando mais segurança e acessibilidade aos ciclistas.
A coordenadora de Mobilidade Urbana da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Isabela Castro, destacou a importância do reconhecimento federal. “É uma felicidade enorme e ressalta a importância da política cicloviária para a cultura de Fortaleza”, afirmou.
O sistema Bicicletar, que integra o Pedala Mais, é um dos maiores do país, com 252 estações, 1.500 bicicletas convencionais, 100 elétricas e 15 estações do Mini Bicicletar para crianças. Desde 2014, o Bicicletar já contabilizou mais de 7 milhões de viagens e ampliou sua presença em todas as 12 regionais da cidade.
O Prêmio Bicicleta Brasil, em sua primeira edição, avaliou mais de 70 iniciativas de todo o país para destacar boas práticas no uso da bicicleta como meio de transporte urbano. O Pedala Mais e o Bicicletar receberam as notas mais altas da premiação, com 9,58 e 9,17, respectivamente. Além do prêmio, ambos os projetos receberam o Selo Bicicleta Brasil, reconhecimento que reforça o compromisso de Fortaleza com soluções sustentáveis e viáveis para a mobilidade urbana.