Turismo
Turismo
Mais de um terço dos brasileiros, cerca de 59 milhões de pessoas (35% da população), planejam viajar a lazer entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, injetando R$ 148,3 bilhões na economia nacional. Os dados são do levantamento Tendências de Turismo Verão 2025 – Comportamento da População Brasileira, divulgado pelo Ministério do Turismo.
O turismo interno será o grande destaque, com 97% dos viajantes optando por destinos nacionais. As praias aparecem como a escolha principal, citadas por 54% dos entrevistados, seguidas por destinos de natureza e ecoturismo (10%), aventura e saúde/bem-estar, ambos com 5%.
O gasto médio por turista deve alcançar R$ 2.514, uma alta de 34% em relação ao verão anterior. “A expectativa de movimentação econômica é extraordinária. Sol e praia estão na preferência do brasileiro, mas a gastronomia e os pontos turísticos do país também despertam interesse”, declarou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
A pesquisa, realizada pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados, também revelou que a duração média das viagens será de 12 dias. Os principais fatores na escolha dos destinos incluem belezas naturais, preço acessível e a oportunidade de reencontrar familiares e amigos.
Com 184 mil voos programados para o período, o Brasil registra um aumento de 10,7% no número de operações aéreas em comparação com o verão anterior. O volume de assentos disponíveis subirá para 29,8 milhões, 12% a mais que na última temporada. A iniciativa faz parte do programa Conheça o Brasil Voando, uma parceria entre o Ministério do Turismo e companhias aéreas para atender à crescente demanda.
O levantamento ouviu 5.542 pessoas em todas as 27 Unidades da Federação, entre 14 e 28 de outubro, com margem de erro de dois pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.