Pesquisar

Ceará

Ceará

400 multiplicadores em energias renováveis são certificados no Projeto H-TEC

Formação visa preparar profissionais para atuar na transição energética no Ceará.
O primeiro ciclo contou com a entrega de 400 certificados. (Foto: Carlos Gibaja)

Nesta terça-feira (12), foi realizada a cerimônia de entrega de certificados para 400 concludentes do primeiro ciclo de multiplicadores do Projeto H-TEC. O evento, que aconteceu na sede do Senai, em Fortaleza, é uma iniciativa do Governo do Ceará, coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e a Funcap. O projeto tem o objetivo de formar multiplicadores para capacitar até 11 mil futuros técnicos na área de energias renováveis.

“Precisaremos de muitas pessoas qualificadas para ocupar novos postos de trabalho. Com este certificado, os concludentes terão uma nova fase em suas vidas, sendo formadores de outros alunos. Estamos juntos para criar oportunidades para o nosso povo”, afirmou Elmano.

A primeira fase do Projeto H-TEC capacitou os participantes em áreas como hidrogênio verde, energia eólica e solar, com um curso de 360 horas. O diretor de Inovações da Funcap, Jorge Soares, ressaltou a importância dessa formação tanto para o ensino quanto para atuação direta no mercado de trabalho.

O projeto, que conta com investimento estadual de R$ 34 milhões ao longo de quatro anos, promove a criação de laboratórios de ensino especializados para atender às demandas do setor energético. O presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, destacou a importância do Ceará no cenário de transição energética mundial, afirmando que o estado já vive o “futuro” da transformação energética.

O próximo ciclo do H-TEC pretende certificar mais 500 multiplicadores até dezembro, com o objetivo de consolidar o Ceará como referência em energia renovável e formação profissional.

Mais notícias

plugins premium WordPress