Internações por doenças respiratórias aumentam 27,6% em hospitais públicos e filantrópicos do Brasil

Levantamento aponta elevação nos custos hospitalares em R$ 11 milhões em 2024 em comparação ao ano anterior.

Da Redação
19/09/24 • 11h20

O crescimento gerou um aumento nos custos hospitalares no Brasil. (Foto: Amanda Perobelli)

Um levantamento realizado em 27 hospitais públicos e filantrópicos do Brasil revelou um aumento de 27,6% nas internações por doenças respiratórias entre janeiro e agosto de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023.

Esse crescimento gerou um aumento nos custos hospitalares, totalizando R$ 11 milhões a mais do que no ano anterior. Os dados foram fornecidos pela Planisa, empresa especializada em gestão hospitalar.

O especialista em gestão de custos hospitalares e diretor de Serviços da Planisa, Marcelo Carnielo, destacou que o aumento reflete a pressão financeira sobre os hospitais, que enfrentam o desafio de gerenciar um maior número de internações. Ele reforça a importância de investir em estratégias de prevenção, como a vacinação contra doenças respiratórias, além da necessidade de revisar protocolos e otimizar recursos hospitalares para lidar com picos sazonais e eventos climáticos extremos.

“[Os hospitais deverão] adaptar o planejamento para lidar com picos sazonais e eventos climáticos extremos, como otimizar a alocação de leitos, pessoal e outros recursos, além de revisar e atualizar continuamente os protocolos e práticas hospitalares”, acrescentou.