FAB realiza operação de repatriação de brasileiros no Líbano em meio a tensões militares
Primeiro voo parte do Rio de Janeiro com destino a Beirute, com previsão de repatriar 220 brasileiros.
Da Redação
02/10/24 • 09h40
Nesta quarta-feira (2), a Força Aérea Brasileira (FAB) deu início à Operação Raízes do Cedro, com o envio de um avião KC-30 para repatriar brasileiros que estão no Líbano, devido à intensificação dos ataques aéreos israelenses no país. A aeronave decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, e fará uma escala em Lisboa, Portugal, antes de seguir para Beirute.
A maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio encontra-se no Líbano, com cerca de 21 mil pessoas vivendo no país. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, cerca de 3 mil brasileiros solicitaram repatriação em meio ao agravamento da situação militar na região, que já resultou na morte de mais de mil pessoas desde o início dos bombardeios no último dia 17.
Nesta primeira fase da operação, o voo da FAB deverá repatriar 220 brasileiros, a partir do aeroporto de Beirute, que ainda permanece operacional. A aeronave fará uma escala para reabastecimento em Lisboa, tanto na ida quanto no retorno. Outros voos de repatriação estão sendo avaliados para os próximos dias, conforme a demanda e as condições de segurança.
A situação em Beirute é descrita como tensa por brasileiros que vivem no local, muitos relatando medo diante da escalada dos conflitos.