EUA reforça apoio militar a Israel em meio à escalada de conflitos no Oriente Médio

Enviados “alguns milhares” de militares para proteger Israel e instalações na região.

Da Redação
02/10/24 • 11h00

Milhares de militares americanos serão enviados à região para proteger Israel e instalações estadunidenses. (Foto: US Navy)

O governo dos Estados Unidos intensificou o suporte militar a Israel durante a nova fase do conflito no Oriente Médio, marcada por bombardeios massivos ao Líbano. De acordo com o Departamento de Defesa dos EUA, “alguns milhares” de militares serão enviados à região para garantir a proteção tanto de Israel quanto de interesses e instalações estadunidenses.

A porta-voz do Pentágono, Sabrina Singh, explicou em coletiva de imprensa que os militares enviados estarão prontos para atuar na defesa de Israel. “Eles estão lá para a proteção das forças dos Estados Unidos e, caso necessário, para a defesa de Israel”, afirmou Singh, reforçando o apoio incondicional à autodefesa israelense. O secretário de Defesa, Lloyd J. Austin III, também reafirmou esse compromisso em conversa com o ministro de Defesa israelense, Yoav Gallant.

Nos últimos dias, bombardeios israelenses contra o Líbano resultaram na morte de mais de 1 mil pessoas, com mais de 1 milhão de deslocados, segundo dados da ONU. Além do envio de tropas, os EUA mantêm dois porta-aviões em prontidão no Mar Mediterrâneo, com um aumento previsto de aeronaves de combate, como os F-16, F-15e e F-22, para garantir a capacidade de resposta na região.

Desde o início do conflito em 7 de outubro de 2023, quando o grupo Hamas atacou Israel, os EUA têm fornecido apoio estratégico e financeiro ao seu principal aliado no Oriente Médio.